quarta-feira, 22 de maio de 2013

ABOLIÇÃO? Samba da Comunidade: Para seguir na luta pelo povo negro!

ABOLIÇÃO? 
Samba da Comunidade: Para seguir na luta pelo povo negro!
25 de maio (sábado): Samba, feijoada e denúncia contra o racismo, em defesa dos negros e negras! A partir das 13 horas no Quilombo do Grotão!


Depois de 125 anos a interrogação continua quando se fala em “comemorar” esta data. Em 13 de Maio de 1888 a Princesa Isabel assinava a Lei Áurea. Em cima deste ato foram criados vários relatos de valorização desta ex-dona de centenas de escravos, transformando-a em única e grande heroína de bom-coração, ocultando-se muitas vezes da história a luta dos negros, como Zumbi dos Palmares e muitos outros, e de trabalhadores e setores médios brancos, como Joaquim Nabuco e tantos outros, que também lutavam pela abolição e que sua luta que determinou que ocorresse o fim da escravidão. Essa luta durou cerca de 350 anos ininterruptamente nas diversas formas de resistência, nos quilombos, na religião, na capoeira, na música e etc...até que viesse o 13 de maio, que na verdade não trouxe a libertação desejada, pois não garantiu meios de inserção social dos negros, que não receberam nenhuma indenização pelos anos de escravidão e foram em sua maioria condenados à marginalidade, nas ruas e periferias.

"Nossa comemoração de fato é no dia 20 de novembro, quando comemoramos a história de luta e resistência do povo negro e homenageamos Zumbi dos Palmares. Mas o dia 13 de maio precisa ser lembrado sempre. Aqui no Quilombo no dia 13 fizemos uma grande atividade com roda de capoeira e em homenagem ao dia de Preto Velho. Agora, nesta edição do Samba da Comunidade achamos importante fazer esta denúncia do que realmente foi a Lei Áurea e aproveitar esse tema para dialogar com a população buscando de fato uma liberdade concreta e o fim do racismo que ainda assola nossa sociedade.", disse Renatão do Quilombo, lideraçã do Quilombo do Grotão e presidente da Associação da Comunidade Tradicional do Engenho do Mato (ACOTEM).

No país da suposta harmonia das “raças”, da mestiçagem, o que vemos HOJE é que a ampla maioria dos trabalhadores negros viverem ainda em situações análogas à escravidão. Os sem-terra e os que são assassinados por jagunços ao lutar por terra são de maioria negra. Nos acidentes de trabalho a cor daqueles que despencam de andaimes e que sofrem lesões e mutilações nas linhas de produção tende a ser a mesma. A luta dos quilombos também ainda é uma realidade até hoje. Ainda há muitos companheiros que, como nós do Quilombo do Grotão, lutam para terem suas terras reconhecidas e legitimadas. O país precisa se unir e refletir sobre a importância da luta negra, enquanto houver racismo e situações análogas à escravidão, não teremos um país e seres humanos realmente livres. A importância dessa luta e dessa resistência é que queremos lembrar nesta data! Vamos juntos!

SAMBA DA COMUNIDADE
Roda de Samba: Grupo Família Quilombo com Mariana Braga e o convidado especial Daniel Siscinio.
A partir das 13 horas.
Prato de feijoada apenas 10 reais - Sem cobrança de couvert artístico.

Feira de Artesanato do Quilombo do Grotão: Em todas as edições do Samba da Comunidade, realizamos a nossa feira de artesanato local, com peças das comunidades tradicionais de Niterói e de nossos parceiros de outras comunidades da cidade. Esta Feira de Artesanato, além de buscar geração de renda para as comunidades, trabalhando com princípios de economia solidária, busca também a valorização dos artesãos locais e da cultura dos povos tradicionais da cidade. 

Quilombo do Grotão, Rua 41, Engenho do Mato, Niterói/RJ
Contato: 2709-5577

Nenhum comentário:

Postar um comentário