sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

COMISSÃO DE SAÚDE VISITA O HOSPITAL PSIQUIÁTRICO DE JURUJUBA

Renatão do Quilombo ouve familiares dos pacientes no Hospital de Jurujuba
      No último dia 05 de dezembro, o então Presidente da Comissão de Saúde do Poder Legislativo de Niterói, Renatão do Quilombo, visitou o Hospital Psiquiátrico de Jurujuba após receber algumas denúncias de usuários. Renatão, que estava no exercício do mandato de vereador, chegou de surpresa ao local e pediu para vistoriar a Unidade de Saúde. Foi imediatamente recebido pelo Diretor Administrativo a quem questionou sobre as crescentes denúncias de falta de insumos e medicamentos. Foi informado de que naquele mesmo momento estava ocorrendo uma reunião na Prefeitura onde se debateria novos formatos de compra de material para as unidades. No entanto, verificou-se que materiais básicos estavam em falta no Hospital.
Renatão do Quilombo observa campo de futebol da unidade
que deveria servir para o lazer dos internos mas se encontra sem manutenção.
             “A denúncia que recebemos foi de que estava faltando medicamentos e insumos básicos. Isso pudemos constatar na visita. Conversamos com alguns parentes de pacientes que nos relataram que há falta de papel higiênico e remédios essenciais. Além disso, como estava calor, bebi água nos bebedouros e pude ver que todos estão estragados ou com a água extremamente quente. É lamentável a forma com que a Prefeitura trata a Saúde Mental. É triste pela necessidade dos pacientes receberem o tratamento e pela extrema competência dos médicos e enfermeiros que atuam na rede. A dedicação deles é evidente, emociona quem presencia o carinho deles com o trabalho. Mas a Prefeitura não valoriza esse trabalho e isso é que precisa ser denunciado!”, disse Renatão do Quilombo ao Diretor Administrativo do Hospital.
Renatão do Quilombo é recebido pela Direção do Hospital Jurujuba e apresenta seus questionamentos.
 Atualmente o Hospital de Jurujuba possui 120 leitos, mas a demanda é maior e muitas vezes a unidade precisa se esforçar para realizar internações além da capacidade. É evidente que o Hospital necessita de obras e reformas. O espaço suporta uma quantidade maior de internações e atendimentos, no entanto precisa de investimentos em infraestrutura e recursos humanos. A imensa maioria dos profissionais hoje trabalha no regime de RPA – Recibo de Pagamento Autônomo – ou seja, não possuem direitos trabalhistas e vivem uma insegurança constante, sem direito sequer a ficar doente, já que há denúncias inclusive de falta de repasse do INSS - caso de apropriação indébita cometida pelo Governo Municipal.
Em visita à Emergência, Renatão do Quilombo verificou a demora no atendimento e bebedouros com defeito.
            E sobre a situação dos profissionais, a Prefeitura não apresenta solução. No máximo diz que possui a intenção de passar os trabalhadores para uma Fundação Privada, ainda a ser criada. Ocorre que a Fundação Privada mantém o trabalho precarizado e flexibiliza o controle sobre a transparência com os gastos da Unidade. Se trata de uma falsa solução do Governo para a Saúde Mental. A rede precisa de investimentos e da realização de concurso público. Não só no Hospital de Jurujuba, mas também nos CAPS - Centros de Atendimento Psicossocial – que precisam ser estruturados e requalificados.

       Encaminharemos um relato desta visita para a Fundação Municipal de Saúde, com cópia para o Ministério Público, solicitando as melhorias devidas nos serviços, as reformas necessárias no prédio, o conserto dos bebedouros, a reposição imediata e frequente dos insumos e medicamentos e uma real solução para os profissionais de saúde com a realização de concurso público.  
Renatão do Quilombo encaminhará ofício à Fundação de Saúde pedindo providências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário