quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

PRÉ-REVEILLON NO QUILOMBO DO GROTÃO COM RODA DE SAMBA E FEIJOADA

Samba da Comunidade - evento tradicional do Quilombo do Grotão!
O Samba da Comunidade é uma atividade acontece mensalmente há mais de 05 anos no Quilombo do Grotão e é organizada pela Associação dos Sitiantes Tradicionais da Serra da Tiririca (ASSET) e pela Associação da Comunidade Tradicional do Engenho do Mato (ACOTEM). O evento mensal tem por objetivo principal divulgar a cultura das comunidades tradicionais e congregar os moradores do local com cidadãos de outras áreas da cidade e do estado que tenham interesse em conhecer o espaço e ajudar na preservação desta cultura. Neste ano de 2013 o Samba da Comunidade teve diversos temas importantes, como a luta pela Reserva Extrativista de Itaipu, a defesa das jornadas de junho e a luta pela diminuição das passagens de ônibus em Niterói, o Dia do Meio Ambiente, a Consciência Negra, entre outros temas.

Este ano foi inesquecível também para a comunidade pelo fato da grande liderança local ter conseguido uma cadeira na Câmara Municipal de Niterói. Renatão do Quilombo, se tornou assim o primeiro vereador quilombola do Brasil, conseguiu aprovar uma lei importante de combate ao racismo, além de diversas emendas ao orçamento da cidade relativas a diversos temas da Região Oceânica e até de implantação de energia solar em áreas carentes.

“Neste final de ano teremos o prazer de receber mais uma vez a todos, agora para nos despedir de 2013 e fazermos juntos uma grande corrente positiva para que 2014 seja ainda mais repleto de vitórias rumo a uma sociedade realmente mais fraterna e igualitária!”, disse Renatão do Quilombo, liderança do Quilombo do Grotão que assumiu temporariamente a cadeira de vereador na vaga de Paulo Eduardo Gomes (PSOL) que proferiu uma série de palestras na Europa durante o mês de novembro.

O Samba da Comunidade acontece no dia 28 de dezembro, sábado, a partir das 13 horas, na sede do Quilombo do Grotão que fica localizada na Rua 41, no Engenho do Mato. O samba ficará por conta do grupo Família Quilombo, composto por membros da comunidade, entre eles a jovem Mariana Braga, já conhecida na cidade por sua bela voz e pelo seu refinado toque no cavaquinho. O prato de feijoada custará apenas 10 reais e não haverá cobrança de couvert artístico.

Veja o evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1426335457601711/?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário