terça-feira, 30 de julho de 2013

MOÇÃO DE APOIO À IMEDIATA CRIAÇÃO DA RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA DE ITAIPU!

MOÇÃO DE APOIO À IMEDIATA CRIAÇÃO DA RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA DE ITAIPU

Nos anos 80, na pequena cidade de Xapuri (Acre), trabalhadores rurais uniram-se em torno de um líder sindical que veio a ser assassinado em 1988 e se tornou sinônimo de defesa do meio ambiente no mundo inteiro. Eles defendiam que a floresta preservada era seu meio de vida, portanto não queriam que ela se tornasse pasto. Com a morte de Chico Mendes, a luta dos seringueiros em defesa do extrativismo e do meio ambiente cresceu enormemente e foi então criada a primeira Reserva Extrativista do Brasil e do mundo. 

Anos mais tarde, para atender também às comunidades tradicionais pesqueiras, criou-se a modalidade de Reserva Extrativista Marinha. Uma Reserva Extrativista Marinha busca o ordenamento pesqueiro, o combate à pesca predatória e a outros usos do território marinho que ameacem a sobrevivência da comunidade a ser protegida, como a presença no território tradicional de embarcações ligadas à indústria do petróleo, despejos de lodo e lixo, e outros riscos à sobrevivência dos pescadores. É uma unidade de conservação prevista desde o ano 2.000 no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), onde a parceria de governos com as comunidades tradicionais se dá mediante o reconhecimento do papel dessa população na proteção do meio ambiente e na produção sustentável de alimentos.

Em Itaipu esta proteção da pesca artesanal e do meio ambiente é uma demanda antiga de pescadores, ambientalistas e demais moradores do entorno. Com a crescente poluição, pesca predatória e avanço de outras formas prejudiciais de uso da orla local, a pesca artesanal vem perdendo espaço e centenas de famílias tem sido prejudicadas. A pesca artesanal de Itaipu é tombada como patrimônio cultural de interesse público através da pela Lei Municipal 2874 de 20 de dezembro de 2011. Em vista deste tombamento, o Poder Público deverá proteger e incentivar as características da pesca artesanal praticada em Itaipu. A criação desta RESEX é uma política que busca garantir a existência da atividade, resguardando a segurança alimentar da comunidade, fortalecendo a sua autonomia e sua emancipação, e que favorecerá todo o seu entorno, como o pequeno comércio local, uma gastronomia local sustentável, um turismo ecológico e comunitário.

 Sendo assim, nós do FÓRUM DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS DE NITERÓI e demais aliados, apoiamos a imediata criação da Reserva Extrativista Marinha de Itaipu!

FÓRUM DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS DE NITERÓI:

Associação Livre dos Pescadores e Amigos da Praia de Itaipu (ALPAPI), Associação da Comunidade Tradicional do Engenho do Mato (ACOTEM) – Quilombo do Grotão, Associação dos Sitiantes Tradicionais da Serra da Tiririca (ASSET), Associação da Comunidade Tradicional do Morro das Andorinhas (ACOTMA), Associação da Comunidade Tradicional do Morro da Peça/Duna Grande (ACODUNA), Associação de Moradores da Aldeia do Imbuhy (ASMAI); Associação de Moradores e Amigos Nossa Senhora da Conceição (Fazendinha-Sapê);

Demais apoiadores:


Fórum de Meio Ambiente de Niterói, Fórum de Transparência e Controle Social de Niterói, Fórum de Economia Solidária de Niterói, Conselho Comunitário da Região Oceânica de Niterói (CCRON), Conselho Comunitário da Orla da Baía de Niterói (CCOB); Associação de Moradores e Amigos de Itaipu (AMAITA); Mandato Vereador Paulo Eduardo Gomes (PSOL Niterói), Mandato Vereador Renatinho (PSOL Niterói), Mandato Vereador Henrique Vieira (PSOL Niterói); Associação dos Desportistas e Ambientalistas da Orla de Niterói (ADAONit); ONG Alegria de Ser Brasileiro (ONG-ASB); Ecoando – Ecologias e Caminhadas; Observatório Social de Niterói (OS Niterói); Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Niterói (CMARHS)

sexta-feira, 26 de julho de 2013

CONSULTA PÚBLICA PARA CRIAÇÃO DA RESERVA EXTRATIVISTA DE ITAIPU

ATENÇÃO: CONSULTA PÚBLICA RESERVA EXTRATIVISTA DE ITAIPU
DIA 30 DE JULHO, 18 HORAS NA IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO DE ITAIPU

            A criação de uma Reserva Extrativista Marinha em Itaipu é uma demanda antiga dos pescadores artesanais e da comunidade local. A pesca artesanal está muito ameaçada pela crescente poluição e pela invasão de embarcações que praticam pesca predatória em nossa orla. Com a Reserva Extrativista os pescadores locais poderão ter gestão sobre a orla e exigir critérios de proteção da atividade artesanal e do meio ambiente. A pesca artesanal de Itaipu é tombada como patrimônio cultural de interesse público municipal através da Lei Municipal 2874 de 20 de dezembro de 2011 e a Resex pretende ampliar a defesa desta atividade. Precisamos proteger esse patrimônio, garantir a sobrevivência destas famílias tão importantes pela produção de alimentos para todos nós. Estamos a um passo para concretizar a criação desta Reserva Extrativista Marinha, precisamos lotar esta Consulta Pública e mostrar nosso apoio a esta criação! Vamos juntos!

terça-feira, 23 de julho de 2013

QUILOMBO DO GROTÃO RECEBE ZÉ KATIMBA NESTE SÁBADO!

O Samba da Comunidade é uma atividade cultural do Quilombo do Grotão que acontece todo último sábado do mês. O evento traz sempre uma bandeira de luta e além da música e da feijoada da melhor qualidade busca conscientizar a população sobre algum tema considerado importante pela comunidade.

“Já queríamos ter feito esta homenagem ao Zé Katimba há mais tempo, mas com a agenda corrida dele só agora foi possível. O Zé tem tudo a ver com a nossa comunidade, a maioria de suas letras exaltam a luta e a cultura do povo. Ele é um grande defensor do samba e é um dos responsáveis por Niterói ter uma agenda tão forte neste ramo de manifestação cultural.”, disse Renatão do Quilombo, liderança comunitária do Quilombo do Grotão e presidente da Associação da Comunidade Tradicional do Engenho do Mato.

O cantor e compositor receberá na oportunidade o Diploma Manoel Bonfim, que leva o nome do fundador daquela comunidade e é concedido pelo Quilombo do Grotão a todos aqueles que atuam de alguma forma junto das comunidades tradicionais locais para a defesa do meio ambiente e da cultura popular. Segundo Renatão, a comunidade, que é descendente de quilombolas e mantém uma reconhecida resistência cultural na cidade, inclusive em defesa da Serra da Tiririca, escolheu a música “Bandeira da Fé” como título do evento porque se identifica muito com a letra feita por Zé Katimba em parceria com Martinho da Vila, que fala entre outras coisas que é importante sempre lutar com muita garra por direitos, mas ao mesmo tempo deve-se viver com alegria e amor. (http://www.youtube.com/watch?v=xGyBxDIscnM)

Zé Katimba é originário de João Pessoa/PB e veio para o Rio de Janeiro com 10 anos de idade tendo ido morar no Morro do Adeus, em Bonsucesso. Com apenas 16 anos participou da fundação da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense. Em 1972, o sucesso de "Martim Cererê" fez com que Zé Katimba virasse personagem da novela "Bandeira 2", da Rede Globo, escrita por Dias Gomes, com Grande Otelo fazendo o papel do sambista. É considerado um dos pais do samba-enredo moderno. Zé Katimba hoje adotou Niterói como sua cidade e vem atuando em defesa da cultura do nosso município há vários anos. Participou da primeira Conferência de Cultura da cidade e sempre foi um defensor do samba e da cultura negra em geral.

Feira de Artesanato do Quilombo do Grotão: Em todas as edições do Samba da Comunidade, é realizada a feira de artesanato local, com peças das comunidades tradicionais de Niterói e de parceiros de outras comunidades da cidade. Esta Feira de Artesanato, além de buscar geração de renda para as comunidades, trabalhando com princípios de economia solidária, busca também a valorização dos artesãos locais e da cultura dos povos tradicionais da cidade. 

Dia: 27/07 – Sábado;
Horário: 13 horas;
Local: Quilombo do Grotão, Rua 41, Engenho do Mato, Serra da Tiririca, Niterói/RJ.
Feijoada: 10,00 (prato) – sem cobrança de couvert artístico.
            Contatos: 2709-5577 - www.facebook.com/Quilombo.Grotao

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Dia Internacional Nelson Mandela – Pela liberdade, justiça e democracia!


O Dia Internacional Nelson Mandela – Pela liberdade, justiça e democracia é uma comemoração internacional instituída pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em novembro de 2009, a ser comemorado em todos os dias 18 de julho, data de nascimento do líder sul-africano Nelson Mandela. Hoje, ele ainda é símbolo de resistência pelo vigor com que enfrentou os governos racistas em seu país e o apartheid, sem perder a força e a crença nos seus ideais, inclusive nos 28 anos em que esteve preso (1962-1990), acusado de sabotagem e luta armada contra o governo. O povo negro ainda é discriminado no Brasil e em todo o mundo! Precisamos seguir na luta contra todo tipo de discriminação e racismo! Vamos juntos!

quinta-feira, 18 de julho de 2013

PROTEÇÃO DAS FLORESTAS!

Proteção das Florestas é pauta fundamental na sociedade.
O 17 de julho é o Dia de Proteção às Florestas e é muito importante que isso não passe em branco para nós que tanto lutamos em defesa do meio ambiente! Recentemente sofremos um duro golpe com as alterações criminosas que foram feitas no Código Florestal pelo Congresso Nacional. De acordo com o SAD (Sistema de Alerta de Desmatamento), com relação a junho de 2012 tivemos até agora um aumento de 437% de desmatamento!!! 

O que representa que 184 quilômetros quadrados de floresta foram devastados recentemente na Amazônia Legal! Isso não pode continuar acontecendo! Precisamos nos mobilizar urgentemente também com relação ao meio ambiente e exigir uma mudança radical no modelo de gestão ambiental e econômica do país! Enquanto exterminam índios e comunidades tradicionais, abrem caminho para a agroindústria atuar de forma desumana e perversa! Se continuar tudo como está teremos reflexos muito mais negativos em breve! Vamos juntos nessa luta em defesa do meio ambiente, por uma sociedade realmente mais justa e igualitária!

terça-feira, 16 de julho de 2013

QUILOMBO DO GROTÃO RECEBE O QUARTETO COITÉ NESTE DOMINGO

Quarteto Coité no Quilombo do Grotão
RODA DE SAMBA DE RAIZ NO QUILOMBO DO GROTÃO

Neste domingo (21-07) será realizada mais uma roda de samba do Grupo Quarteto Coité no Quilombo do Grotão. Esta roda de samba acontece todos os terceiros domingos do mês e é acompanhada da tradicional feijoada na lenha desta que é uma comunidade quilombola reconhecida por sua resistência social e cultural. O Quarteto Coité foi formado no ano de 2012 e tem como diferencial um enfoque nas origens e influências rurais, resgatando estilos hoje pouco usuais, como o samba de roda, samba-chula, calango, maxixe e embolada.

“Os músicos do Quarteto Coité trazem como proposta pesquisar e divulgar a música brasileira. Há no grupo professores e pesquisadores que também são músicos muito qualificados. É um grupo que valoriza a cultura popular como poucos no Brasil.”, afirmou Renatão do Quilombo, liderança comunitária da comunidade e presidente da Associação da Comunidade Tradicional do Engenho do Mato (ACOTEM).

Integram o Quarteto Coité: o historiador Vinicius Oliveira (Cavaco e Voz), Marcos Melo (Violão 7 Cordas), Maycon Costa (Pandeiro) e Guilherme Pavani (Surdo).

SERVIÇO:

Dia: 21/07 – Domingo;
Horário: 12h30;
Local: Quilombo do Grotão, Rua 41, Engenho do Mato, Serra da Tiririca, Niterói/RJ.
Couvert: 10,00
Feijoada: 20,00 (rodízio)
Contatos: 2709-5577 (Renatão do Quilombo)

segunda-feira, 15 de julho de 2013

MISS E MISTER BRASIL VISITAM O QUILOMBO DO GROTÃO NA LUTA CONTRA A HANSENÍASE


A Miss Brasil World, Sancler Frantz, com Renatão do Quilombo durante a visita ao Quilombo do Grotão.

O Mister Brasil World, Reinaldo Dalcin, com Renatão do Quilombo durante a visita ao Quilombo do Grotão.
Miss Brasil e Mister Brasil estiveram no Quilombo Do Grotão junto com o Morhan - Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase e tivemos a oportunidade e o orgulho de participar e contribuir para a campanha "VAMOS JUNTOS ELIMINAR A HANSENÍASE" ‪#‎contrahanseniase‬ 



A hanseníase é uma doença infecciosa, de evolução crônica (muito longa) causada pelo Mycobacterium leprae, microorganismo que acomete principalmente a pele e os nervos das extremidades do corpo. A doença tem um passado triste, de discriminação e isolamento dos doentes, que hoje já não existe e nem é necessário, pois a doença pode ser tratada e curada.



Vamos juntos lutar para acabar com essa doença!
Miss e Mister Brasil no Quilombo do Grotão, na Serra da Tiririca em Niterói/RJ.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

BLUES NO QUILOMBO DO GROTÃO!

Cultura Afro-Americana também entra no calendário de atividades de comunidade negra de Niterói

Na linha das diversas atividades culturais pautadas na resistência e na propagação da cultura negra, a comunidade do Quilombo do Grotão realiza neste domingo (14/07) a partir das 14 horas, uma apresentação de Blues com o conjunto “Zé Mauricio Experimental Blues Band”.

O blues tem sua origem na África. Nos EUA o Blues sempre esteve profundamente ligado à cultura afro-americana, especialmente aquela oriunda do sul dos Estados Unidos, dos escravos das plantações de algodão que usavam o canto, nas chamadas "worksongs", para embalar suas intermináveis e sofridas jornadas de trabalho, que são uma das origens dos "blues".

“É inegável a proximidade histórica que este estilo musical tem com a nossa luta negra no Brasil e por isso achamos importante abrir mais esse canal musical em nossa comunidade para transmitir toda essa simbologia de solidariedade internacionalista de luta e resistência que deve estar presente em toda a população negra e em toda a população trabalhadora de forma geral.”, disse Renatão do Quilombo, líder comunitário do Quilombo do Grotão e presidente da Associação da Comunidade Tradicional do Engenho do Mato (ACOTEM).

Assim como a cultura africana que criou raízes em nosso país, por exemplo, com o Samba, no Blues oriundo dos negros americanos também são evidentes o ritmo, contagiante e vigoroso e a característica de resistência presente em suas poesias que tratavam em sua maioria de aspectos populares típicos como religião, amor, sexo e trabalho. Com os escravos levados para a América do Norte no início do século XIX, a música africana se moldou no ambiente frio e doloroso da vida nas plantações de algodão e o conceito de “blues” surgiu logo após a Guerra Civil como um meio de descrever a situação vivida na época pela população afro-americana ainda tão sofrida. Em alguns locais, como nas plantações do delta do Mississippi, era comum ver uma legião de negros trabalhando de forma desgastante, sobre o embalo dos cantos de "blues".

DOMINGO – DIA 14 DE JULHO

A PARTIR DAS 14 HORAS

Couvert artístico apenas 10 reais.
Feijoada – rodízio: 20 reais

Quilombo do Grotão – Rua 41, Engenho do Mato, Serra da Tiririca, Niterói/RJ

Contatos: 2709-5577 / 9650-2825

www.facebook.com/Quilombo.Grotao


domingo, 7 de julho de 2013

SAMBA E CHORO NO QUILOMBO DO GROTÃO!

É daqui a pouco, aqui no Quilombo do Grotão!
Mais uma roda de samba e choro muito especial com o Grupo Choro Malandro! Venham curtir o samba e saborear nossa tradicional feijoada na lenha!
Nossos agradecimentos ao jornal Folha de Niterói pela matéria!
 

terça-feira, 2 de julho de 2013

PARABÉNS AOS BOMBEIROS!

TODO APOIO AOS BOMBEIROS 

No dia 2 de julho de 1856 foi assinado o primeiro decreto regulamentando, no Brasil, o serviço de extinção de incêndios. Desde então, até a presente data, esses companheiros honram toda a sociedade com seu trabalho tão importante para todos nós. Em 2011 estivemos nas ruas junto com esses guerreiros, lutando ao lado deles por melhores condições de trabalho e por salários dignos. O Governo do Estado tratou como criminosos homens e mulheres que são motivo de orgulho para a população do Rio de Janeiro.  Até hoje, companheiros do SOS Bombeiros estão na luta pela reintegração de 14 bombeiros expulsos da corporação naquele período importante de greve, luta e resistência. 

Sergio Cabral continua criminalizando a categoria e negando a reintegração. Esse momento é importante para voltarmos a cobrar essa medida e lutar contra esse tipo de criminalização aos movimentos legítimos de reivindicação!  Além disso, o salário do bombeiro do Rio de janeiro continua sendo um dos piores do país e a qualidade de trabalho, como o acesso a equipamentos de segurança e salvamento, também continua precária! 

Precisamos continuar sendo solidários a esses companheiros e lutar junto com eles, são trabalhadores e o trabalho deles é salvar a nossas vidas! Valeu Bombeiros! Parabéns pelo dia de hoje e parabéns por existirem! Vamos juntos!

Vejam o Decreto que estabeleceu o Dia do Bombeiro Brasileiro:

DECRETO FEDERAL Nº 35.309, DE 2 DE ABRIL DE 1954
Institui o "Dia do Bombeiro Brasileiro" e a "Semana de Prevenção Contra Incêndio".

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA
, usando da atribuição que lhe confere o artigo 87, item I, da Constituição Federal,


CONSIDERANDO que o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal já se tornou credor da estima pública pelos reais serviços que vem prestando ao País; 

CONSIDERANDO que o bombeiro brasileiro sempre recebeu demonstrações, as mais carinhosas, do povo pelas constantes provas de valor e bravura; 

CONSIDERANDO que o dia 2 de julho de 1856 foi assinado o primeiro decreto regulamentando, no Brasil, o serviço de extinção de incêndios;

CONSIDERANDO a necessidade de ser ensinada ao povo, pelos nossos bombeiros, a prática de medidas preventivas capazes de evitar a ocorrência de sinistros de proporções catastróficas,

DECRETA:

Art. 1º - Ficam instituídos, para serem comemorados anualmente, no dia 2 de julho e na semana em que este dia estiver compreendido, respectivamente, o "Dia do Bombeiro" e a "Semana de Prevenção Contra Incêndios".

Art. 2º - Este decreto entrará em vigor na data de sua publicação.
Rio de Janeiro, em 2 de abril de 1954; 133º da Independência e 66º da República.