quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

NESTE DOMINGO: RODA DE SAMBA E CHORO NO QUILOMBO DO GROTÃO

Roda de Samba e Choro no Quilombo do Grotão - proteção do meio ambiente e cultura!



                Neste domingo (09-02) quem comanda a roda de samba no Quilombo do Grotão são os irmãos Cacau Campos (voz e cavaco) e Wander Fontana (7cordas) que junto com Thiago (bandolim), Declar (pandeiro e voz), Linho (tan-tan), Fabinho (surdo) formam o Grupo Choro Malandro, já tradicional na cidade e atuante da defesa da cultura popular. A parceria entre Choro Malandro e Quilombo do Grotão já dura mais de 05 anos e vem sendo um sucesso constante. Apresentando um belo samba de raiz eles tem um repertorio de cantores consagrados e tradicionais do samba brasileiro, como: Roberto Ribeiro Marquinhos Satã, Noel Rosa, Cartola, João Nogueira, Nelson Sargento, Chico Buarque, entre outros.

O Quilombo do Grotão está localizado no Parque Estadual da Serra da Tiririca, na vertente do Engenho do Mato, em um sítio hoje chamado Manoel Bonfim, nome do fundador da comunidade. Lá uma grande família de remanescente de quilombo há décadas resiste à especulação imobiliária. Eles lutam para permanecer no local onde sempre viveram e onde foram e continuam sendo os principais responsáveis pela preservação do meio ambiente.
O Quilombo do Grotão resgatou costumes e tradições locais. A deliciosa feijoada na lenha, as rodas de samba de raiz, as rodas de capoeira, o jongo e até os rituais religiosos ressurgiram na comunidade. Inúmeras pesquisas da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apontam a importância deste resgate feito pelo Quilombo do Grotão. O telefone do Quilombo é 2709-5577.

Nenhum comentário:

Postar um comentário