segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

SAMBA E GALO COM BATATA DÃO O TEMPERO DESTE DOMINGO NO QUILOMBO DO GROTÃO

Quilombo do Grotão promove Roda de Samba com Monica Mac e Zé Katimba. Na ocasião haverá o resgate do tradicional Galo com Batata, que dá nome à nova Roda de Samba.



Neste domingo (16/02) terá início uma nova roda de samba no Quilombo do Grotão que promete também entrar para o roteiro cultural e gastronômico da cidade. A roda de samba terá o nome do prato tradicional que está sendo resgatado pela comunidade para compor o cardápio do Quilombo: Galo com Batata. Comida típica da roça, também muito utilizada nos antigos festejos da comunidade, desde a época do trabalho duro na Fazenda do Engenho do Mato, o Galo com Batata feito na lenha tem tudo para se tornar mais um atrativo do local onde hoje os remanescentes de quilombo já preparam semanalmente a tradicional feijoada.

“Nosso avô já reunia a comunidade aqui em cima para festas e rodas de prosa onde a feijoada já era o carro chefe. Na época, também havia muita criação de galinha e sempre que acontecia uma comemoração mais especial dava-se preferência a cozinhar um galo. A carne do galo tem uma textura diferente e cozida na lenha é muito mais saborosa. Quem vier vai adorar.”, promete Maria Luzia Lisboa, conhecida como Mariazinha e uma das representantes da comunidade. Mariazinha é uma das irmãs de Renatão do Quilombo, que é a maior liderança local e preside hoje a Associação da Comunidade Tradicional do Engenho do Mato (ACOTEM).   

Quilombo do Grotão é uma comunidade tradicional, remanescente de quilombo e símbolo de resistência cultural e ambiental. O fundador da comunidade, Manoel Bonfim, iniciou seu núcleo familiar na Serra da Tiririca na década de 20 e assumiu forte liderança na luta pela Reforma Agrária na então Fazenda do Engenho do Mato. 

Quem comanda a roda de Samba do Galo com Batata é a sambista Monica Mac, cantora conhecida por sua voz forte e encantadora, que se apresenta pela primeira vez como convidada do Quilombo. Ela dividirá a roda com o grande mestre Zé Katimba, que foi eleito o “Cidadão do Samba” do Rio de Janeiro em 2013 e é um grande aliado da luta em defesa das comunidades tradicionais da Serra da Tiririca, sempre colocando seu talento a disposição das lutas locais. Eles serão acompanhados pelo Grupo Família Quilombo, composto por membros da comunidade, entre eles a jovem Mariana Braga, nascida no Quilombo e já conhecida por seu grande talento.

A roda de samba acontece a partir das 13h e será cobrado um couvert artístico de 10 reais por pessoa. O prato especial de Galo com Batata custará apenas 15 reais. O Quilombo do Grotão fica localizado no Parque Estadual da Serra da Tiririca, no bairro do Engenho do Mato, rua 41, em Niterói. O telefone para contato é 2709-5577.

Nenhum comentário:

Postar um comentário