quinta-feira, 11 de junho de 2015

PESCA ARTESANAL DE ITAIPU MAIS UMA VEZ AMEAÇADA!

Vereador Paulo Eduardo Gomes (PSOL) denuncia perseguição da Maçonaria a pescadores de Itaipu.
PESCA ARTESANAL DE ITAIPU MAIS UMA VEZ AMEAÇADA!
Infelizmente a pressão que vem sendo exercida em cima das comunidades tradicionais da cidade se amplia a cada dia. Nosso mandato, a bancada do PSOL e os diversos movimentos sociais e populares, precisam também ampliar a sua resistência. Sabemos que no caso da Maçonaria a maioria dos membros das variadas Lojas da cidade são pessoas bem intencionadas e que se preocupam com o bem comum. No entanto, alguns grupos parecem agir sem se preocupar com a cidade e o interesse público. 
Em Itaipu, uma loja aparentemente ligada à família Zveiter, reivindica como seu um terreno que há mais de um século pertence a duas das mais tradicionais famílias de pescadores locais. 
Depois de uma primeira reunião em que os representantes da loja apresentaram inclusive uma proposta de acordo - para passar pelo menos metade do terreno mediante escritura aos pescadores - na data marcada para a reunião seguinte eles cancelaram o encontro na última hora, deixando no ar um novo clima de ameaça e desrespeito. A pesca artesanal de Itaipu é uma atividade - além de necessária à sobrevivência daquela comunidade e para a geração de alimentos na cidade – tombada como patrimônio cultural de Niterói. Jairo Augusto e Seu Chico são dois representantes destas famílias ameaçadas e que são reconhecidos em todo o Brasil como expoentes na luta em defesa da pesca artesanal e das comunidades tradicionais.

Trata-se de uma posse centenária de uma família de pescadores tradicionais, em um terreno que serve não só para a moradia, mas para garantir a atividade pesqueira de toda aquela comunidade do entorno. Confecção e reparo de redes e barcos, além de diversas atividades garantidoras da proteção cultural da pesca artesanal local, são diariamente realizadas no terreno. Infelizmente outras áreas da praia, que antes serviam aos pescadores, hoje estão todas tomadas pela especulação imobiliária.

Como se não bastasse o flagrante direito de posse dos moradores, tal terreno se encontra em uma zona definida pelo Plano Diretor e pelo Plano Urbanístico da Região Oceânica como Área de Preservação do Ambiente Paisagístico do Canto de Itaipu e Área de Especial Interesse Pesqueiro da Vila dos Pescadores, localizada na Praia de Itaipu - indicada para apoiar e preservar a pesca local e a proteção do patrimônio cultural local, incluída ai a Duna Grande, imediatamente limítrofe ao terreno citado. Aqueles pescadores provaram sua relação tradicional com aquele local quando conseguiram também, depois de mais de 10 anos de luta, criar a Reserva Extrativista Marinha de Itaipu. Essa criação veio consolidar ainda mais a importância acerca da permanência daquela comunidade e da proteção dessa cultura.Como resultado da luta destas famílias e de toda a comunidade, a Câmara Municipal de Niterói consagrou o tombamento imaterial da pesca artesanal de Itaipú.

Nosso mandato irá seguir ao lado dos pescadores, da Associação Livre de Pescadores e Amigos da Praia de Itaipu (ALPAPI) e do Fórum das Comunidades Tradicionais de Niterói, em defesa da memória, da cultura e da atividade pesqueira artesanal de Itaipu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário